CEIC
o Espiritismo

Palestras Públicas

Palestra especial sobre Ildefonso Correia no CEIC

A fim de enaltecer o patrono da Casa, Ildefonso Pereira Correia, uma palestra voltada aos seus feitos, ocorreu na comemoração de 80 anos do CEIC. Assim, Noeval de Quadros expôs o tema “Ildefonso Correia - Um homem à frente de seu tempo”, no último dia 23/09.
            Com uma abordagem histórica, o palestrante retratou a trajetória do Barão do Serro Azul, desde seu nascimento em Paranaguá, até os empreendimentos que realizou na cidade de Curitiba. Imagens interessantes, como as fotos dos selos que Ildefonso utilizava nas barricas de erva-mate e um retrato da Impressora Paranaense, gráfica que ele fundou e que existe até hoje, ilustraram o espírito pioneiro do empresário.
            A memória de Ildefonso Correia é preservada de várias formas, seja pelo título de herói da pátria, que foi declarado somente em 2008, ou pela sua antiga casa, o Solar do Barão, que hoje é considerada patrimônio cultural de Curitiba, localizada à Rua Presidente Carlos Cavalcanti. O terreno da atual sede do CEIC estava no domínio de seu engenho no século XIX. Devido a esse fato, a Praça Miguel Couto na Rua Bispo Dom José, ostenta um busto dessa figura essencial do comércio paranaense.
Homem dotado de uma elevação moral, Ildefonso Correia coordena, do plano espiritual, as atividades do Centro Espírita, que leva seu nome.

Texto por Stephanie Munhoz

 
 
Av. Visconde de Guarapuava, 5434 - Batel - Curitiba - Paraná - Fone |41| 3015.2466 - ceic@ceic.org.br