CEIC
o Espiritismo

Palestras Públicas
 

Crianças e jovens do CEIC se apresentam na XV Feira do Conhecimento Espírita

O encerramento da semana especial, em comemoração aos 80 anos do CEIC, foi coordenado pelo Departamento da Infância e Juventude (DIJ). No dia 25/09, as crianças e os jovens apresentaram uma peça teatral para um evento tradicional da Casa, a Feira do Conhecimento Espírita.

O tema “Você conhece Ildefonso Correia?” foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar a importância do patrono do CEIC, o Barão do Serro Azul. O peça teatral abordou uma conversa entre o Espírito Balbino de Mendonça, um dos amigos de Ildefonso Correia, e um outro Espírito que estava confuso em relação ao seu passado.

No decorrer da peça, Balbino discursa a respeito dos empreendimentos realizados pelo Barão, assim como sua exemplar conduta ao apoiar a campanha de emancipação dos escravos. Os estágios da vida de Ildefonso Correia foram interpretados por cada uma das turmas, desde o Jardim 1 até a Juventude 3.

Contudo, a peça não termina com a desencarnação do Barão do Serro Azul. A continuidade da história é então elaborada a partir do trabalho do Patrono, que orienta e inspira as tarefas do CEIC até hoje.

O desfecho do teatro ocorre quando o Espírito, que era guiado por Balbino, é atendido na reunião mediúnica, descobrindo que ele foi o responsável pela morte de Ildefonso Correia, homem que ele havia admirado ao longo da narrativa. Esse momento serviu como uma oportunidade para que o crime fosse perdoado.

O encontro do atirador e do Barão emocionou a Casa, e este último finalizou a peça proferindo um trecho de uma belíssima mensagem, transmitida por Ildefonso Correia e recebida por Divaldo Franco, em 2010.


Texto por Stephanie Munhoz

 

 

 
 
Av. Visconde de Guarapuava, 5434 - Batel - Curitiba - Paraná - Fone |41| 3015.2466 - ceic@ceic.org.br