CEIC
o Espiritismo

Palestras Públicas
CEIC celebra 80 anos de dedicação à Doutrina Espírita

Dia 22 de setembro, o CEIC completa 80 anos de existência. Em comemoração à data, entre os dias 17 e 25 de setembro teremos seminário, palestras, atividades e estudos especiais, além da tradicional Feira do Conhecimento Espírita.
Confira abaixo a programação:


Um pouco de história:
O Centro Espírita Ildefonso Correia completa em 22 de setembro de 2016, oitenta anos de sua fundação.

Tudo porém, começou antes do ano de 1936, de acordo com as informações históricas obtidas em um memorial incluído na ata da reunião do Conselho Deliberativo, no qual constam dados anteriores à data em que se realizou o encontro, dia 7 de julho de 1946.

Uma dos marcos para o desenvolvimento da Casa Espírita segundo o documento, ocorreu em Junho de 1943. Dado ao grande número de adeptos da Doutrina que vinham frequentando com assiduidade os trabalhos do Grupo Espírita, foi o mesmo elevado à categoria de Centro, recebendo nova denominação que passou a ser "Centro Espírita Ildefonso Correia", desde então seus associados trataram da filiação do mesmo à Federação Espírita do Paraná.

Após as obras, o novo espaço em moldes semelhantes ao de hoje abrigava atividades para estudo aprofundado do Espiritismo. Posteriormente, a fim de intensificar o estudo, uma biblioteca foi disponibilizada para consulta e empréstimo aos interessados. Atualmente, os grupos de estudos ocorrem no CEIC nos domingos, segundas, terças e quartas.

Além disso, a prática da caridade foi viabilizada graças ao projeto de assistência social, que envolve o Clube de Mães, que hoje ocorre no sábado, assim como o grupo de nutrizes e gestantes, trabalho efetuado na quinta-feira.

O atendimento fraterno é outra atividade que promove o auxílio, através de um diálogo edificante que propõe meios para a recuperação dos indivíduos.

As palestras públicas também compõem o atendimento espiritual realizado no CEIC. Com o objetivo de divulgar o Espiritismo, as reflexões coordenadas pelos trabalhadores da Casa ocorrem em três dias: sexta, sábado e domingo.

Mais um exemplo que ilustra a importância dos ensinamentos de Jesus para a Doutrina é a presença dos passes e da água fluidificada, fundamentais na terapêutica espírita para proporcionar bem-estar através da doação de energias. Para as pessoas impossibilitadas de comparecer ao Centro Espírita, há ainda a oportunidade de receberem o passe no lar.

Contudo, o trabalho sob a luz do Espiritismo não deve ficar limitado à Casa Espírita. A prática do Evangelho no Lar, que consiste na leitura de obras da Doutrina para reunir fraternalmente os componentes casa em um horário fixo é o símbolo da prece em família.

Devido às atividades citadas, o Centro Espírita Ildefonso Correia mantém seu propósito de propagar o espiritismo, com base nos valores da caridade e do amor há 80 anos, financeiramente graças às doações e as vendas realizadas na livraria do CEIC.

Dessa forma, o trabalho orientado pelo Barão do Serro Azul, mentor espiritual e condecorado herói da pátria em 2007, pode ser considerado um progresso na balança que pende para a promoção humana.

Texto: Stephanie Munhoz

 

 
 
Av. Visconde de Guarapuava, 5434 - Batel - Curitiba - Paraná - Fone |41| 3015.2466 - ceic@ceic.org.br